Notícias

01/07/2014

Dimensionamento de Tubos de Concreto / Manilha – NBR-8890:2008 – Utilização dos Tubos de Concreto / Manilha

Geral
Dimensionamento de Tubos de Concreto / Manilha – NBR-8890:2008 – Utilização dos Tubos de Concreto / Manilha

Os tubos são fabricados em conformidade com a NBR-8890:2008 “ Tubos de concreto / Manilha de seção circular para aguas pluviais e esgotos sanitários – Requisitos e métodos de ensaio ”, e possuem laudo técnico feito periodicamente, atestando sua resistência à compressão diametral.

Possuem encaixe ponta e bolsa ou macho e fêmea. As peças podem ser armadas ou não, dependendo da necessidade de cada obra. Para seu dimensionamento e utilização, deve ser levado em consideração algumas características como: vazão a ser conduzida, sobrecarga a ser suportada; pressões dos fluidos dentro do tubo; altura do terreno, trafego de veículos, entre outros. Os mesmos são produzidos de forma automatizada o que garante sua resistência nas mais variadas finalidades, são utilizados em vários segmentos da construção civil, principalmente na:

  • Possibilita vencer grandes vãos e elevadas sobrecargas;
  • Captação, condução e distribuição de agua;
  • Coleta de esgoto sanitário;
  • Coleta de efluentes industriais;
  • Sistema de drenagem de aguas pluviais;
  • Entre outras aplicações;

Produzidos nos tamanhos: Ø20cm, Ø40cm, Ø60cm, Ø80cm, Ø100cm, Ø120cm, Ø150cm e Ø200cm. Podendo ser: PS1 e PS2 – tubo simples sem armação que são fabricados até Ø60cm pois maior que isso é exigido armação pela norma; PA1 – tubo armado; PA2 – tubo armado reforçado; Tubos de drenagem. Cada tamanho de tubo é constituído por uma malha, longitudinal e uma transversal feita com aço CA-60, e resistências mínimas definidas pela norma, e são os ensaios feitos em laboratórios especializados que emitem os laudos técnicos que mostram se o tubo está adequado para o uso.