Notícias

04/08/2014

Pré-moldado

Geral
Pré-moldado

O desenvolvimento da construção no Brasil está cada vez mais acelerado, exigindo técnicas mais avançadas. Com isso, as estruturas pré-moldadas surgiram como uma forma de adquirir rapidez, qualidade e facilidade da produção, reduzindo custos e desperdícios da mesma.

Uma estrutura feita em concreto pré-moldado é aquela em que os elementos estruturais, como pilares, vigas, lajes e outros, são moldados e adquirem certo grau de resistência, antes do seu posicionamento definitivo na estrutura.

Comparado aos métodos de construção tradicionais e outros materiais de construção, os sistemas pré-fabricados, como método construtivo, e o concreto, como material, têm muitas características positivas. É uma forma industrializada de construção com muitas vantagens. Dentre elas, destacam-se:

  • Produtos Feitos na Fábrica: a produção em fábrica possibilita processos de produção mais eficientes e racionais, trabalhadores especializados, repetição de tarefas, controle de qualidade, etc.
  • Uso Otimizado de Materiais: a pré-fabricação possui um maior potencial econômico, desempenho estrutural e durabilidade do que as construções moldadas no local, por causa do uso altamente potencializado e otimizado dos materiais. Isso é obtido por meio do uso de equipamentos modernos e de procedimentos de fabricação cuidadosamente elaborados.
  • Menor Tempo de Construção.
  • Qualidade: o termo qualidade tem um significado amplo, o objetivo final é conseguir que os produtos e serviços respondam as expectativas do usuário.
  • Oportunidade para Boa Arquitetura: dentro do contexto da pré-fabricação aberta, o projeto do edifício não está restrito aos elementos de concreto produzidos em série e quase todo tipo de edificação pode ser adaptada aos requisitos dos contratantes.
  • Construção Menos Agressiva ao Meio Ambiente: a indústria do concreto pré-moldado apresenta uso reduzido de materiais até 45%; redução do consumo de energia de até 30%; diminuição do desperdício com demolição de até 40%.

Para a realização de uma construção pré-moldada, a mesma deve ser projetada, desde sua fase inicial, já prevendo aplicação da pré-moldagem. Em função das características de obra, como vãos, alturas, cargas de utilização, podendo com isso tirar melhor proveito da potencialidade do concreto pré-moldado.

Além disso, no projeto estrutural devem ser previstas as interações com outras partes que formam a construção, como as instalações hidráulicas, sanitárias, elétricas, ar condicionado, esquadrias e outros elementos como a impermeabilização e o isolamento térmico.

Atendendo como quesito principal para a elaboração de um bom projeto de estruturas de concreto pré-moldado, a empresa Lajes Patagonia Indústria e Comércio Ltda. adota como referência os princípios gerais mencionados nas normas brasileiras NBR 6118 – Projeto de estruturas de concreto – Procedimento (ABNT, 2004) e NBR 9062 – Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado ABNT, 2002.