Notícias

03/10/2018

Outubro, um mês cor de Rosa

Matérias
Outubro, um mês cor de Rosa

Já é de conhecimento de todos, que o mês de outubro é dedicado a disseminação de informações sobre a importância de olhar com atenção para a saúde da mulher. É nesse período que são realizadas grande parte das ações de prevenção aos principais cânceres que afetam o sexo feminino, dentre eles o câncer de Mama e de Colo de útero.

Nessa terça-feira, dia 02 a CIPA da Lajes Patagonia organizou um café com as colaboradoras, público alvo, da campanha. Houve também uma palestra ministrada por Wilson Riedlinger, que faz parte da diretoria da UOPECCAN de Cascavel.

Na oportunidade foi apresentado a estrutura do UOPECCAN, o que é, qual sua missão.

Abordado os principais cânceres que afetam o público feminino, discutido principalmente sobre a prevenção, como perceber os primeiros sinais, pois o diagnóstico precoce faz toda a diferença.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres do mundo inteiro (o primeiro é o câncer de pele). Combinar prevenção, diagnóstico precoce, e tratamento de qualidade, é fundamental para a cura da doença.

Outra neoplasias muito presente entre as mulheres é o câncer de ovário ou do colo do útero, 90% dos casos causado pelo vírus HPV. “A vacinação contra o HPV, é muito importante, através dela as próximas gerações não serão acometidas por essa doença”, afirmou o palestrante Wilson Riedlinger, deixando clara a mensagem: é preciso prevenir.