Notícias

04/12/2013

Estruturas pré-moldadas

Matérias
Estruturas pré-moldadas

As estruturas pré-moldadas são moldadas em formas metálicas onde o preparo do concreto é controlado por computador produzindo um concreto de alta resistência garantindo a segurança da estrutura. Além disto, as estruturas pré-moldadas possibilitam uma maior economia reduzindo o tempo de construção, durabilidade da obra, agilidade na fabricação e montagem, aumento da produtividade, sustentabilidade e uma grande precisão dimensional.

A competitividade faz com que a indústria de pré-fabricados busque se atualizar constantemente melhorando a sua eficiência e as condições de trabalho através do desenvolvimento e inovação tecnológica. A industrialização e automação na construção civil possuem muitas vantagens na hora de transferir o trabalho realizado nos canteiros para fábricas, onde possibilita processos de produção mais eficientes, racionamento e otimização dos materiais, repetição de tarefas e controle da qualidade.

As estruturas pré-moldadas não possuírem restrições arquitetônicas, pois é permitido que elementos que não possam ser produzidos na fábrica sejam realizados “in loco” no sistema convencional. Para todas as edificações é desenvolvido um projeto de locação de pilares e vigas que atendam aos requisitos de fabricação e do arquiteto. A elegância arquitetônica não depende da estrutura da obra e sim da criatividade de cada profissional.

As estruturas pré-fabricadas são bastante procuradas para a execução de obras comerciais, industriais e edifícios residências onde o retorno do investimento deve ser rápido além da lentidão das construções tradicionais e a falta de profissionais para a mão de obra da construção civil. Para estes segmentos alguns produtos como lajes alveolares ou laje PI podem reduzir o tempo da obra, pois não necessitam de escoras para as lajes, podendo após um curto período da concretagem retomar a continuidade a obra. A utilização de vãos maiores e pés direitos amplos são outras vantagens das estruturas pré-moldadas que além de melhorar a eficiência estrutural e a flexibilidade da obra permite que o uso da edificação possa ser adaptado conforme as necessidades e as novas exigências do mercado, aumentando o seu valor comercial.

Além de todas as vantagens mencionadas acima, a estrutura pré-moldada é um aliado importante na preservação do meio ambiente, pois racionaliza a utilização dos recursos naturais, reduz o consumo de energia e o desperdício com formas e outros materiais, garantindo o desenvolvimento da construção civil dentro deste assunto globalmente discutido.

Matéria e projeto arquitetônico em estrutura pré-moldada elaborado por Patrícia Reginato, Arquiteta Urbanista e Gerente de Vendas da Lajes Patagonia.